Home | Institucional |  Eventos | Atendimento

 
O QUE FAZER?

Aqui resumimos os principais atrativos da região para que você possa escolher o melhor roteiro para seu lazer.

Para realizar sua busca com mais eficiência, pressione CTRL + F

Cidade

Atrações

 
Aguanil

O município é formado pela sede e vários povoados: Boticão, Pimentas, Maias, Mata dos Belchior, Tamanduá e Cambuí. Todos com sua história ligada ao Lago de Furnas. Aliás, o Lago é motivo de grande orgulho para os aguanilenses que através de suas águas viram sua potencialidade turística aumentar consideravelmente. Em suas margens é possível praticar esportes nos clubes náuticos, tomar banho de sol à beira do Lago, além das atividades pesqueiras esportivas. Tudo isso tem feito muita gente deixar a cidade grande para se banhar, divertir e interagir com a natureza em Aguanil.

Alfenas

Cidade além de bonita e agradável, tem localização privilegiada no sul de Minas Gerais. Alfenas se destaca como portal de entrada para o lago de Furnas com características que permitem a navegação de diversos tipos de embarcações, inclusive veleiros.
A prefeitura Municipal construiu uma rampa náutica pública do município em 2006, onde o turista tem acesso ao lago de Furnas e tem em sua malha rodoviária três estradas federais: BR-491, BR-267 e BR-369, algumas estaduais: MG-179, MG-184, MG-453 e MG-879 e diversas municipais. Os turistas podem praticar esportes na rampa náutica pública no lago de Furnas. As represas são propícias para a pesca do tucunaré e para o turismo ecológico.

Alpinópolis

Como uma réplica do Monte das Oliveiras e onde , na Semana Santa, são encenadas as cerimônias com artistas da região. Cachoeiras da Serra da Ventania. Serras em Torno da Cidade - Lugares muito frequentados principalmente por jovens para pratica de camping.

Alterosa

Alterosa, além do calendário festivo, você pode desfrutar das diversas bacias no lago de furnas para a prática da pesca do Tucunaré e da deliciosa Tilápia, entre outros.

Areado

O carnaval areadense é um dos mais procurados da região. São cinco noites e duas matines, com excelentes bandas, que se apresentam todas as noites. Um grande palco é montado na principal praça da cidade, que fica lotada de foliões todos os dias de Carnaval. Pela noite, o agito segue na praça. Os visitantes costumam vir das cidades mineiras próximas de Areado, vindo também de cidades de outros estados. Por estar localizado às margens do Lago de Furnas encontram-se vários atrativos como: pesqueiros, áreas de camping, excelentes restaurantes, passeio em jet sky, lanchas e barcos, que enriquecem o cenário dessa tranqüila e hospitaleira cidade.

Boa Esperança

A cidade oferece oportunidades para o ecoturismo, atividades aquáticas como passeio de lanchas, campeonatos de pesca, de jet ski e outros; caminhadas na orla do lago, passeio ecológico pelas cachoeiras e matas da região, trilhas, rapel, parapente, passeios de charretes e tudo aquilo que a sua imaginação alcançar. Com as belezas naturais que Boa Esperança possui, a proposta da Administração Municipal é tornar a cidade um pólo turístico do Estado, o que pode beneficiar ainda várias cidades da região. Banhada pelas águas do Lago de Furnas e cercada pela Serra da Boa Esperança, a "Cidade Beleza" oferece as mais variadas opções de lazer e turísticas que se possa imaginar. Desde o turismo contemplativo ao turismo de esportes e lazer, a cidade oferece as opções que os turistas procuram: água em abundância, belezas naturais, hospedagem, excelente ‘roteiro gastronômico’, traçado pelos ares, lanchonetes, restaurantes e pratos típicos da região, além da tranqüilidade e hospitalidade da gente esperancense.
Cabo Verde

O município conta com parques e pesqueiros. O Pedregal é um ponto turístico de real beleza natural, localizado na Cachoeira do Rio Cabo Verde, na Hidroelétrica Cabo Verde (posse reintegrada ao município). O mais belo monumento da cidade. O Cruzeiro reina com exuberância em frente à Igreja Matriz. Foi construído em 1928 e doado pelo Sr. Luís Antonio Siqueira, fazendeiro, sua esposa Dª Teodora Maria da Aparecida à comunidade de Cabo Verde, como pedido de melhoria da situação financeira do município daquela época. Intenção de dar ânimo à população. Igreja Matriz Nossa Senhora da Assunção, belíssima construção, situada à Avenida Oscar Ornelas, construída em 1952 no local da antiga que foi demolida em 90%. Arquitetura ricamente ornamentada, seguindo a linha do Negótico, com influência florentina. Está sempre em atividades: missas, ensaios dos coros, do quadro vivo, casamentos , catequese. A área cultural desenvolvida no Município de Cabo Verde é constituída por vários segmentos. Destacam-se a existência de tradicionais grupos folclóricos como: Caiapós, Capoeira, Violeiros, Folia de Reis, etc. Através de aulas de jazz, pintura, piano, violão, etc, procura o Município dotar o seu povo de vários conhecimentos culturais. Cultiva tradicionalmente a fanfarra do Colégio Estadual, a qual tem se destacado em beleza e elegância, promovendo o nome da Cidade. A Casa da Cultura, com sede na Rua Dr. Augusto de Melo Souza nº 110, abriga também as atividades do grupo da terceira idade "Viva a vida".

Camacho

Cachoeira do Donde Uma cachoeira inexplorada com uma queda livre com cerca de 60 metros, formando tanques d’água com uma ótima água limpa e cristalina para passar um final de semana. A cachoeira situa-se a cerca de 11 km da cidade de Camacho MG. Cachoeira do Barro Preto Uma cachoeira também inexplorada com uma queda livre com cerca de 200 metros, formando vários tanques d’água antes de sua queda, durante e depois uma cachoeira menos conhecida do que a outra. Muito bonito o lugar, para descanço e lazer. A cachoeira situa-se a cerca de 14 km da cidade de Camacho MG. Morro Grande Situado a mais ou menos 3 km de Camacho MG, o Morro Grande é hoje um dos lugares da região mais interessante para avistar varias cidades vizinhas à noite sendo elas, Itapecerica, Oliveira, São Francisco de Paula ate mesmo Divinópolis. Cachoeira dos Garcias I A cachoeira dos garcias I é também um lugar muito interessante pertencente ao município, formado por pedras, e com um grande volume de água. A cachoeira situa-se a 13 km da cidade de Camacho MG. Cachoeira dos Garcias II A cachoeira dos garcias mais conhecida como PRAINHA DOS GARCIAS, é o lugar mais visitado por moradores e turistas da cidade com a queda d’água não tão grande eles forma um grande tanque em baixo podendo aproveitar com maior tranqüilidade além da duna de areia formada no canto direito da Prainha. Ótimo lugar para ser desfrutado por todos. A PRAINHA DOS GARCIAS situa-se a 15 km da cidade de Camacho MG.

Campo Belo

Um dos principais pontos turísticos de Campo Belo é a Praça Cônego Ulisses, com Fontes luminosas e duas igrejas (Velha e Nova Matriz). O local tem quase mil metros lineares de pura beleza. Além disso, você pode visitar o Museu e Arquivo Público Municipal, Fundação Casa da Cultura, Conjunto Arquitetônico da Rede Ferroviária, Praça Nossa Senhora Aparecida, Academia Campo-Belense de Letras, Parque Ecológico Municipal, a Prainha, Serra da Jacutinga, o Centro de Eventos e o maravilhoso balneário do Distrito do Porto dos Mendes (Lago de Furnas).

Campo do Meio

Campo do Meio tem como um dos seus principais atrativos turísticos o entorno do Lago de Furnas. No entanto, a cidade é beneficiada pela natureza, pois muitas são as cachoeiras e trilhas entre Matas e Cerrados que podem ser visitadas durante todo o ano. Pode-se destacar também, uma levação montanhosa conhecida popularmente na cidade como Serrinha cujo cume esta a cerca de 1000 metros de altitude, de seu cume é possível observar toda a cidade e grande parte de sua zona Rural. O clima da cidade é ameno com todas as estações do ano bem definidas, favorecendo assim o turismo durante todo o ano. A cidade destaca-se ainda pelas grandes festas organizadas durante todo o ano. Dentre as festas realizadas no município, a da padroeira, Nossa Senhora Aparecida, é a de maior destaque e sendo realizada no mês de agosto. Neste mesmo mês também é realizada a Festa do Peão, esta festa é considerada uma das maiores festividades da cultura sertaneja da região, com presença garantida dos maiores nomes da música popular brasileira, Festa do Padre Chico, Festa de Congo. O Carnaval de Campo do Meio também merece destaque, pois se realiza as margens do Lago de Furnas onde todos os cidadãos e turistas podem usufruir de uma estrutura festiva e turistica de reconhecido padrão de qualidade.

Campos Gerais

A cidade conta com vários atrativos turísticos como a Serra do Paraíso com suas cachoeiras e o Cristo Redentor (quarto maior do país, com 32 metros). Possui também uma igreja em estilo Gótico espanhol, tendo sido inspirada na Catedral de Burgos na Espanha, um parque aquático Parque Aquático Vale dos Ipês, a praia artificial Praia das Amoras juntamente com a Ponte das Amoras que fica no belíssimo "Mar de Minas" (a represa de Furnas que banha grande parte do município). No Distrito de Córrego do Ouro possui o Porto de Fama. Campos Gerais também é famosa pelo seu Carnaval de rua e pela Festa do Peão que é muito conceituada e elogiada em todo o Brasil.

Cana Verde

A cidade apresenta como atrativos naturais a cachoeira da Usina e a pedra da Laje, com aproximadamente 500 metros, e vista para os rios Grande, Jacaré e para algumas fazendas da região. Além de oferecer todos os atrativos turísticos que o Lago de Furnas oferece, entre eles os esportes náuticos, pesca e turismo ecológico.

Candeias

O município possui grande variedade de atrativos para todos os gostos, suas belas paisagens e suas cachoeiras bem localizadas e de fácil acesso é ótima opção na época do calor, o lago de furnas na comunidade dos Pereiras também é uma opção nesta época podendo praticar também a pesca , pra quem gosta de aventura e natureza a variedade é grande desde passeios ecológicos à prática de rapel, para os amantes da cachaça uma boa opção é uma visita ao alambique onde você é sempre bem recebido. Nosso centro é ideal para um passeio com os filhos por ter sua bela praça bem arborizada com bares e lanchonetes. Nossa cidade tem o que qualquer turista busca, sossego, diversão, curiosidades, locais diferentes, água, grutas, natureza exuberante e a receptividade. Quem visita nossa cidade sempre volta, porque aqui eles são de casa, o papo é agradável, a cidade sempre limpa e de braços abertos para o turista.

Capitólio

Parte do Município de Capitólio está dentro da área do Parque Nacional da Serra da Canastra e fica cerca de 80 km da nascente do Rio São Francisco e da belíssima Cachoeira Casca Danta de quase 200 metros de queda. Com paisagens deslumbrantes, a Serra da Canastra abriga uma flora variada, além da fauna típica do serrado, com animais ameaçados de extinção: tamanduá-bandeira, lobo-guará, entre outros. Balneário Escarpas do Lago Localizado a 5 km do centro da cidade, o Bairro Engenheiro José Mendes Júnior, conhecido nacionalmente por Balneário Escarpas do Lago, é uma referência turística de Capitólio, pelas suas belezas e pelo complexo de embarcações. Escarpas é um lugar aconchegante e possui uma das maiores marinas de água doce de Minas Gerais. Cachoeiras Não é à-toa que Capitólio tem o título de Cidade Rainha dos Lagos. Um complexo de mais de 20 cachoeiras, de vários tamanhos, com várias quedas e de águas cristalinas, atraem turistas de todas as partes do Brasil. Canyons Aqui a natureza caprichou na sua magnitude. O acesso aos Canyons é pelo Lago de Furnas, por meio de lanchas, chalana e escuna. Um passeio tranqüilo que leva você ao encontro da natureza que comove pela sua grandeza.

Carmo do Rio Claro

É no turismo que Carmo do Rio Claro concentra atualmente suas atenções. A administração quer que o município aproveite melhor o imenso potencial que a natureza caprichosamente lhe oferece, para a geração de emprego e renda. Banhado pelo Lago de Furnas - conhecido como Mar de Minas -, o município possui belas cachoeiras e cânions, locais para pesca esportiva e esportes náuticos. Emoldurando a cidade, está a majestosa Serra da Tormenta, com seus 1.287 metros de altitude. O visual que se tem do alto impressiona – de lá se avista o enorme lago - e atrai praticantes de esportes de aventura, como o vôo livre. Carmo sedia uma das etapas do Campeonato Brasileiro de Vôo Livre.

Coqueiral

O Lago de Furnas é um grande atrativo do município que atrai visitantes o ano todo. Os sítios, fazendas e ranchos banhados pelo lago oferecem lazer aos coqueirenses e atraem turistas que estão em busca de tranqüilidade e descanso. Os passeios pelas trilhas ecológicas e cachoeiras de nosso município também é um grande atrativo.

Cristais

Artesanato e artes populares: arranjos florais  fios: bordados, crochê, tricô e tecelagem  fibras: confecção de cestos, peneiras, vassouras  cobre: fundição do metal para confecção de tachos  pintura a óleo em telas e tecidos. Gastronomia típica: Segue a mineira; o biscoito de polvilho ( caseiro) é o destaque .

Divisa Nova

Divisa Nova é uma cidade pequena e acolhedora, que recebe com carinho os visitantes e turistas. Possui belas praças bem arborizadas, totalizando aproximadamente 1 km de extensão, de vias planas. A visita ao Jequitibá Rosa, árvore milenar, é uma das atrações turísticas do Município, e também a Cachoeira do Pedregal, no Rio Cabo Verde. A apresentação da Banda Municipal na Praça Central aos finais de semana, também chama a atenção da população, bem como dos visitantes. Saborear um delicioso sorvete caseiro também é tradição em Divisa Nova, pois conta com uma sorveteria de qualidade, que oferece produtos deliciosos a toda a região.

Elói Mendes

O Lago de Furnas é outro grande atrativo do município que atrai visitantes o ano inteiro. Os sítios, fazendas e condomínios banhados pelo lago oferecem lazer e tranqüilidade ao turista.
Elói Mendes possui 14 monumentos tombados através da metodologia de preservação adotada pelo IEPHA/MG (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais - MG). Considerando os valores históricos, culturais, arquitetônicos, paisagísticos e artísticos, foram tombados pelo município 8 bens imóveis, 5 conjuntos paisagísticos, 1 bem móvel, sendo o Clube Elói Mendes, com sala de cinema e teatro, salões para eventos culturais, sala de arquivo do acervo cultural e do patrimônio histórico do município, uma de suas Principais realizações.

Fama

Fama concentra uma enormidade de atrativos turísticos, em sua maioria hídricos (represa). Seu potencial natural aliado ao incremento de produtos e serviços turísticos confere à região enorme potencial para o ecoturismo no Sul de Minas. Em Fama são atrações: o Parque Municipal "Francisco Cândido da Silva", com várias diversões para as crianças e quiosques; a represa de Furnas, que banha a zona urbana, oferecendo belas paisagens.

Formiga

O lago de Furnas atrai muitos turistas à região. Situado a 20 km da cidade, o lago tem ao redor clubes e condomínios. A cidade possui ainda o Cristo Redentor, no morro da Loreta, cachoeiras e lagoas. Encontra-se em Formiga o artesanato de cobre e metal que têm como origem Portugal, porém os artefatos foram totalmente inventados em Formiga e são reconhecidos em qualquer lugar do Brasil. Sem esquecer da culinária típica de Formiga como: doces, quitandas, lingüiças e defumados, fubá, farinha, queijos, cachaça, etc. A cidade ganhou mais um ponto de compras, lazer e Cultura com o nome de Feira das Formigas.
Guapé

O lago que hoje rodeia a cidade proporciona uma vista bastante agradável e um clima ameno. A pratica de esportes náuticos, turismo, pesca (autorizada) é frequente, principalmente em tempos quentes. O lago é um convite para banhistas e para passeios de lancha, barcos. Alguns acessos há cidade é feito através de balsas, o que faz da viagem a Guapé se tornar emocionante desde o inicio. A pratica esportes radicais como o rapel e vôo livre no município se tornou frequente, onde foi realizado em 2007 o primeiro Campeonato Brasileiro de Acrobacias, o 1º Brasilacro de Parapente onde reuniram pilotos de varias partes do Brasil e da América do Sul. O eco-turismo é uma das grandes atrações, com trilhas, riachos, cachoeiras e a própria mata nativa que preserva a fauna e a flora de nossa região. As principais cachoeiras e riachos são Cachoeira do Paredão, Cachoeira do Inferno, Cachoeira do Macuco, Cachoeira do Garimpo, Cachoeira do Capão Quente, Cachoeira da Água Limpa, Cachoeira do Moinho, Cachoeira do Lobo, da Volta Grande, dentre outras. O município oferece uma ótima e conceituada estrutura hoteleira com belas pousadas e hotéis as margens do lago. Sem falar da tradicional comida mineira que é servida nos restaurantes da cidade.

Ilicínea

Parque ecológico do buracão a 25 Km da cidade. O parque contem 5 quedas d’água. Para os turistas aproveitarem o ambiente o parque também oferece um bar feito em alvenaria com comidas típicas de minas. Morro de Cela está localizado a 8 Km da cidade nele acontece o campeonato de parapente com o circuito sul Mineiro. A Serra do Serrote fica localizada a 2 Km da cidade,a serra é explorada com o Turismo religioso nela também se encontra uma imagem de Nossa Senhora Aparecida acoplada a um mirante com vista para Ilicínea e varias cidades da região é considerada uma das maiores imagem de nossa senhora de minas Gerais. Cachoeira das furnas fica a 14 Km da cidade muito visitada por famílias e jovem da cidade. Cachoeira do Paulo Domingo, cachoeira muito conhecida pela sua queda em grande volume de água de fácil acesso fica a 20 Km da cidade com grande numero de visitantes de outras cidades. Parque aquático lagoa Seca, lago artificial com pista de caminhada e academia ao ar livre,o parque também oferece aos turistas bar para momentos de lazer.

Juruaia

Circuito das montanhas cafeeiras: Um dos mais belos circuitos turísticos da região venha conhecer nossas lindas montanhas e admirar a paisagem. Nossas lojas: visite nossas lindas lojas de Lingeries, pijamas, moda Fitness, moda praia e sexshop. São mais de 100 lojas a sua disposição. Cachoeira da Eufrásia: conhecida pela sua beleza e de fácil acesso fica a 18 km da cidade. Alambiques: as melhores cachaças artesanais da região, você que aprecia esta bebida não pode deixar de conhecer e experimentar.

Lavras

Lavras destaca-se no turismo, cultura e na sua produção agropecuária representada pelo café e por um dos melhores rebanhos de gado leiteiro do Estado. O turismo cresce a cada dia, principalmente o turismo de aventura, através de trilhas ecológicas, rafting no Rio Capivari, escaladas, mountain bike, enduro de motociclistas e outras atividades. A prática do rafting consiste em descer corredeiras e cachoeiras dentro de botes infláveis. No Rio Capivari, o trecho do rio percorrido está entre Lavras e Itumirim - MG na BR265 (ponte no km333). O trajeto é composto por belas paisagens naturais, lindas corredeiras e quedas d’água, trechos de remanso onde é possível apreciar matas ciliares preservadas, canto de aves e com sorte pode-se avistar as capivaras. São aproximadamente 7 km de rio que duram de 1hora e meia a 2 horas. A descida constitui-se na passagem por cerca de 20 corredeiras de nível I a III (podendo chegar a IV e V na época das chuvas). feira de artesanatos ocorre aos domingos pela manhã na praça Dr. Augusto Silva. O visitante pode conferir o artesanato local, além de poder saborear comidas típicas dos mais variados gostos. Funciona de 8h às 14h.

Muzambinho

Muzambinho tem elevado potencial cultural e artístico, rico em folclore, artesanato e tecelagem. Possui o selo da EMBRATUR - Ministério do Turismo de cidade com potencial turístico desde 1996. Faz parte do Circuito Turístico de Montanhas Cafeeiras de Minas Gerais. É referência regional na preservação de seu patrimônio histórico, atestado pelo IEPHA - Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais.

Nepomuceno

Porto dos Mendes é uma península, às margens do Lago de Furnas, localizada a 31 km da cidade de Nepomuceno. Do outro lado da margem está a cidade de Campo Belo. A pequena localidade, com pouco fluxo de pedestres e veículos, possui ruas largas, asfaltadas e calçadas revestidas em cimentado ou até mesmo sem ausência de revestimento. Devido ao lago de furnas, o turismo na região tem aumentado, o que pode provocar modificação no ambiente do povoado. A região de Nepomuceno e seus arredores é um prato cheio para quem gosta de Aventura. Com paisagens lindas, mas que muitos não conhecem.

Paraguaçu

Tudo aqui respira qualidade, desde o clima bem temperado, passando pela cultura e as artes, até a bondade desse povo generoso, caridoso e educado. A cidade se orgulha de ter um nível mínimo de criminalidade. Venha nos visitar, os atrativos são múltiplos, a começar pelo horto florestal, no parque municipal.

Perdões

Quanto ao laser, Perdões conta com vários barzinhos e restaurantes; dois clubes sociais; uma praça de esportes com piscina, quadras e uma quadra poliesportiva coberta; um clube particular com piscinas, quadras, barzinhos; encontra-se em fase final de acabamento mais um clube particular para completar o laser dos perdoenses; um centro poliesportivo coberto para jogos e eventos.

Pimenta

Mais de 10 lindas cachoeiras, que chegam a 70 metros de altura a maioria sinalizadas e com acesso facilitado, grutas que pertencem ao 2º sitio arqueológico mais antigo do Brasil, rampas de vôo livre, e o Lago de Furnas com suas belezas.Alguns lugares merecem destaque como o Hotel Estância de Furnas, e o Distrito de Santo Hilário que com sua simplicidade e beleza conquista turistas de todos os lados. Segmentos como turismo de aventura, MotoCross, encontro de trilheiros, rapel, pesca esportiva, Wind surf, trekking, alem dos amantes do paraglider.

Ribeirão Vermelho

O potencial de exploração turística de Ribeirão Vermelho é um dos maiores da região e pode gerar crescimento em diversos setores da economia. A partir de janeiro deste ano, o município passou a fazer parte do Circuito Ferroviário Vale Verde (CFVV), um projeto que consiste na construção de um circuito turístico, feito por trem, que engloba seis cidades da região: Perdões, Ribeirão Vermelho, Lavras, Ingaí, Luminárias e Carrancas. Ao todo, o circuito terá cem quilômetros de extensão e beneficiará, direta e indiretamente, um total de 95 cidades, com uma população aproximada de 1,5 milhão de habitantes. Rotunda - O Coliseu de Minas, a maior da América Latina. Além dela, a antiga Estação Ferroviária, a Maria Fumaça, a Casa do Agente e as ruínas das antigas oficinas de máquinas completam esse importante conjunto arquitetônico. Outros relevantes atrativos turísticos culturais da cidade de Ribeirão Vermelho são: a Praça Prefeito Gelson Loureiro e a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Guia. No patrimônio natural destacam-se as belíssimas serras que cercam a cidade e o Rio Grande, com enorme potencial para pesca esportiva e praias de água doce.

S. João Batista do Glória

Natureza e ecoturismo; história e cultura; culinária; esportes e aventura são vocações turísticas incontestáveis de São João Batista do Glória. Há aqueles que buscam tranqüilidade, descanso, nadar nas cachoeiras e piscinas naturais, fazer caminhada, cavalgar, fotografar paisagens, conhecer a produção de leite, cerâmica e cachaça, e curtir uma prosa no fogão a lenha; outros que buscam desvendar a riqueza da fauna e flora do cerrado, pelas trilhas nas matas e serras; e ainda aqueles que buscam a prática de rapel, canyonning, mountain bike, e outros esportes de aventura. Em uma das mais belas regiões do Brasil, entre o Rio Grande e a Serra da Canastra, berço do velho Chico, nasceu uma encantadora cidade. São João Batista do Glória é um típico arraial do interior de Minas, pequeno e singelo. Mas, ao contrário da cidade, a paisagem das montanhas vizinhas é grandiosa. Abriga inúmeras belezas, entre elas fantásticas cachoeiras e imponentes serras, habitadas por animais selvagens e um povo para lá de hospitaleiro. Sua gente recebe com carinho, com muitos "causos" para contar. Nas cozinhas se mantém viva a culinária mineira, com seus doces e quitutes para deliciar. Uma diversidade de cores, sons, cheiros e sabores, que despertam emoções e sensações. Montanhas, vales e ribeirões de águas cristalinas formam cenários perfeitos para se divertir e descansar. Esperamos você para um bom café com pão de queijo, pois viver aqui é a GLÓRIA!
S. José da Barra

Com grande potencial está no Turismo, principalmente pela grande quantidade de ranchos. Podermos afirmar que o povo saojosebarrense é um povo muito bom e hospitaleiro. A natureza da região é muito rica, a região possui muitos pássaros e animais como suçuaranas, lobos guarás, jaguatiricas, ouriços, tamanduás, veados campeiros, quatis, pacas, capivaras e diariamente são vistos atravessando as estradas do município.

Serrania

O setor turístico vem crescendo bastante nos último anos. Há inúmeras riquezas naturais e culturais, ainda inexploradas economicamente. O município vem crescendo e adquirindo recursos para obtenção da infra-estrutura adequada. A cidade oferece pontos turísticos naturais e arquitetônicos como as Cachoeiras da Mata e das Andorinhas, além do Monumento Cristo Redentor e o Castelinho da Praça Minas Gerais.

Três Pontas

A região brilha também no turismo rural. Em Três Pontas, o cultivo de café continua sendo a principal atividade da região. São milhares de pés de café plantados. Nos hotéis fazenda, há lavouras, atividades na colheita e preparação do grão, além de um museu dedicado ao assunto. O turista tem oportunidade de conhecer a típica culinária mineira e o artesanato. No distrito do Pontalete localizado às margens da represa de Furnas é possível praticar a pesca, esportes náuticos, além de esportes típicos de areia, pois é uma praia fluvial. A infraestrutura de alimentação está presente com quiosques e barzinhos, onde se pode saborear deliciosos peixes fritos, pescados na hora. Através da balsa, você chega a Municípios vizinhos como Varginha, Elói Mendes e Paraguaçu. A Serra de Três Pontas, a cerca de 18 km do centro, com 1200 mts de altitude, tem pequenas quedas d’água e oferece um vista maravilhosa. A cidade recentemente se associou ao Circuito Turístico Vale Verde e Quedas D’água e juntamente com outros Municípios buscam o fortalecimento e o desenvolvimento da atividade turística na região.

Varginha

O município de Varginha é privilegiado por possuir parte de seu território banhado pelo Lago de Furnas. Logo, podemos encontrar estruturas turísticas de qualidade para serem usufruídas na região, como marinas, restaurantes e hotéis. Centenas de lanchas são mantidas e armazenadas nestes estabelecimentos, gerando um fluxo de turistas que se deslocam em busca de momentos agradáveis junto ao lago, movimentando toda a região aos finais de semana e feriados. O Parque Novo Horizonte é um centro de lazer para as famílias passarem fins de semana agradáveis, com local para churrasco, pescaria e passeios de pedalinhos pelo lago, enquanto às crianças se divertem no parquinho. Existem, também, trilhas para passeio ecológico. Além de toda a beleza natural do parque, talvez a cena mais bela vista, é aquela que permite visualizar a família reunida. No Parque existem equipamentos para exercícios físicos disponibilizados para a população, além de contar também com a orientação de um profissional para a correta aplicação dos exercícios. Conhecida nacionalmente pelo ET de Varginha, a cidade conta com diversos monumentos como a Nave do ET, um dos pontos turísticos de Varginha. Construída pela COPASA, é uma caixa d´água disfarçada de nave. Abaixo dela, há uma estátua do ET, onde muitos turistas e até cidadãos varginhenses fazem questão de tirar fotos.

   
 
história viva

 

 

 

 

REALIZAÇÃO

PATROCÍNIO